sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Da Gaiola Dourada

Eu sei que já está toda a gente pelos cabelos com comentários ao filme, também sei que já se disse tudo o que havia para dizer, pro bem e pro mal, acerca do mesmo. Mas o que é que querem, também quis mandar a minha posta.

Já andava há uns tempos para ir ao cinema, mas um dia isto, outro dia aquilo e os dias foram andando... Mas sempre lá fui, tarde, mas fui. Já lá fui com a crónica do Sr. Miguel Esteves Cardoso na cabeça (ámen ao MEC que escreve muito bem mas não se pode estar de acordo em tudo!)  mas queria tanto ver e tinha muito boas expectativas...
Pois fui e gostei muito!! Eu tenho familiares emigrantes (não só mas também em França) e sei que passaram as pedras da calçada, passaram por situações semelhantes, passaram pela descriminação, passaram pela saudade de morte e até pela solidão. Mas foram, foram à procura do pão para os filhos, foram atrás dessa riqueza prometida. 
São familiares que levaram o seu tempo até poderem visitar a terra mas lá vêm de vez em quando, com a mágoa de não terem visto morrer os pais, com a mágoa que os seus filhos sejam mais franceses do que de Portugal, com a mágoa de serem cada vez menos da sua terra e mais da dos outros que agora é deles e voltam sempre para França, para a sua casa.

O filme, à sua maneira, traduz isso muito bem e lanço um "BRAVO" a todos os que nele trabalharam.

E sim, também dá um aperto no peito pensar que a hipótese de me tornar emigrante, em breve, não é assim tão remota!  

5 comentários:

Chic Maria disse...

Eu amei o filme!!!! Tb tenho família emigrante em França e é tal e qual, os próprios admitem que se identificam com o filme. Completamente de acordo contigo *

Anónimo disse...

Humm, ainda não vi o filme e por isso não posso comentar. Mas li o comentário do M.E.C. e fez-me alguma impressão perceber como algumas pessoas que tinham escrito grandes elogios ao filme de repente mudaram de opinião. Enfim,opinião própria é coisa que quase não existe neste pais.
Também não ponho de lado a ideia de emigrar.


bjs

Anónimo disse...

nao vi. Mas tb te digo, hj em dia, esta se melhor la fora...

Paulinha

Lace-it-Girl disse...

Queria muito ver! :)

Clementine disse...

Ainda não vi...vou deixar passar um tempo e depois vejo hehe *