quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Somos pobres

Eu já sabia que eramos pobres. Nós, os portugueses. 
Não me refiro à pobreza financeira, refiro-me à pobreza de espírito.

Hoje, ao deparar-me com esta notícia, não posso ficar surpreendida mas também não fico nada feliz.
O título já não é nada sugestivo: Lisboa é a cidade menos honesta do mundo. (Os portugueses são o povo menos honesto do mundo sendo que neste estudo Lisboa foi a única cidade portuguesa envolvida...)

Ora, resumindo, parece que um grupo de investigadores decidiu espalhar uma serie de carteiras (12, mais propriamente) em algumas cidades do mundo. Todas elas devidamente identificadas, com contactos e com dinheiro, pois claro. Depois, decidiram observar o que lhes acontecia. 
Parece que o povo da Finlândia é o mais honesto pois devolveu 11 carteiras. Já Portugal ocupa a última posição pois só uma foi devolvida e espantem-se, por um casal holandês que estava por cá de férias...

Conclusões? Sim, as carteiras podem até ter sido encontradas por pessoas que estão desempregadas, por portugueses honestos mas que pensaram na fome que os seus filhos estão a passar e no emprego que não têm, mas caramba... Somos os piores, os piores... 
Não vou generalizar, até porque 12 carteiras não representam um número significativo mas a realidade é que temos orgulho em tanta coisa que é nossa, que é de Portugal, e que bem que nos sabe pregar aos 7 ventos esta nacionalidade mas esta situação vem lembrar-me de como estamos tão longe de outros países em determinados valores... Estamos longe e somos pobres, bem pobres. 

Camões e Amália não nos podem "proteger" pra sempre... Os anos passam e temos que "plantar" razões de orgulho português, mais razões...

2 comentários:

L. disse...

Pois, eu pensei o mesmo. Estamos em crise. Não é desculpa, pois eu nunca ficaria com uma carteira. Talvez quem não devolveu pensasse que era uma dádiva.
Por um estudo estúpido ficamos com esse título horrível.

Anónimo disse...

Realmente é triste sermos tão pobres de valores. E no dia a dia sinto isso mesmo. Cada vez existem mais pessoas sem valores e sem príncipios.

bjs