domingo, 2 de junho de 2013

Das crianças e do dia delas...

Saudade. É esse o sentimento que vem à tona quando recordo este dia de há uns anos atrás, pouquinhos. Já se sabia que a escolinha tinha algo preparado para nós, ou era uma actividade na baixa juntamente com outras escolas, ou algo diferente ia acontecer na própria escola, um recreio maior, em tempo e tamanho, umas guloseimas à hora do lanche... Depois, em casa, os meus pais tinham lá sempre qualquer coisinha, uma bonequinha (por mais simples e barata que fosse, enchia-me sempre as medidas), um livro, mais guloseimas. Até na adolescência e, só por brincadeira, ainda havia uma lembrancinha para mim no dia 1 de Junho. Uma pessoa sai de casa, faculdade, responsabilidades, lá se foi o dia da criança como eu o conhecia.

No entanto, do que eu tenho mesmo saudades, não é desse dia em si. Do que eu tenho mesmo saudades nem é da infância propriamente dita, daquilo que toda a gente fala: "ai que saudades de ser pequenino, de brincar sem responsabilidades, de viver...". Do que eu tenho mesmo saudades é de achar que ser "grande"  era bom... Do que eu tenho mesmo saudades é de achar que "crescer" ia trazer consigo uma vida de princesa, como nas histórias.

Pois, não acho. Crescer é bom. Mas não é tão bom quanto a minha cabecinha de criança achou que ia ser. Crescer é bom e até me sinto um pouco princesa, mas traz consigo tantas outras coisas. Uma inocência perdida, um pé atrás nas decisões. Crescer é bom, mas achar que crescer é bom é ainda melhor. E é disso que eu tenho saudades. 

1 comentário:

Lace-it-Girl disse...

Penso e sinto, exatamente o mesmo. Ohhh como eu te entendo!!! Beijinho e boa semana