quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Dizem os entendidos... Mas entendidos em quê?

Eu por cá sou fã assumida do Querido Mudei a Casa. Vejo o episódio "novo" (que, com muita pena minha, nem sempre é novo) ao Domingo e vou revendo outros episódios nas repetições ao longo da semana. Gosto de decoração e, tirando um ou outro caso, gosto da generalidade das transformações que fazem por lá.

No passado Domingo, a ver o episódio, deparo-me com algo que me decepcionou em relação ao programa. Já fiquei triste desde o inicio uma vez que era para ser a Ana Antunes (gosto tanto!) a fazer magia e, de repente, surpresa das surpresas, vem uma tal de Beatriz, "ah e tal que ela é que percebe de quartos de bebé" e "vamo' embora surpreender a apresentadora Sofia". Pronto, já que tinha de ser vamos lá ver o que é que ela vai fazer.
Ora, era um quarto de bebé a ser transformado, tudo a correr com normalidade até ao momento das cores. Vai que a senhora escolhe uns amarelos, azuis e vermelhos. Até aqui nada contra, apesar de não serem as minhas cores favoritas. O pior foi a justificação da escolha... Sô dona Beatriz sai-se com esta: "Dizem os entendidos, que os bebés vêem a preto e branco até aos dois anos e por isso vamos usar cores fortes para o estimular." 

WHAT?! A PRETO E BRANCO?? ENTENDIDOS? 

Eu cá não sou pediatra nem especialista em oftalmologia mas afirmar em televisão que os bebés vêem a preto e branco até aos dois anos é puxado... É sabido que, quando se nasce, a visão ainda não está maturada em vários aspectos e que nos falha, realmente, a visão em profundidade, daí que se consiga destingir melhor o que está pertinho, tal como o rosto de quem nos pega ao colo. Mas, também é sabido que por volta dos 8 meses, a não ser que o bebé tenha problemas de visão, já consegue ver quase tão bem quanto um adulto. 

Pior do que dizer isto em televisão, é ninguém da produção ter notado que esta é uma afirmação falsa e ainda repetir o programa mais do que uma vez não vá alguém ainda não ter memorizado tal falácia.  

Que pena, Querido Mudei a Casa, que pena...  

5 comentários:

Anónimo disse...

Em televisão ouve-se cada uma. E essa é mesmo de uma pessoa tola que não sabe o que diz.


bjs

- Diana - disse...

Há com cada teoria -.- adoro o que se diz pela tv.

L. disse...

Se calhar queria dizer dois meses... croma!

Anónimo disse...

ahahaha mto bom!

Paulinha

- Diana - disse...

Obrigada.
R: também é só mesmo esse livro que me falta para ter a "colecção dele" toda lida.