terça-feira, 14 de outubro de 2014

Os patrões e as boas pessoas

Hoje ouvi a seguinte frase: "as boas pessoas não fazem isso, a verdade é que não fazem porque nunca são patrões". Tudo isto a propósito do tópico "trabalho à experiência" e respectiva remuneração/exploração/instabilidade.
Quero acreditar e não tenho dúvidas que existem patrões que são realmente pessoas, pessoas boas. Mas, a verdade, é que desde que passei para o outro lado (não, ainda não faleci), o lado do empregado, percebo porque é que tantos jovens "desistem" do seu país. Nem todos os jovens portugueses têm a sorte de ter um grande suporte, quer sejam pais ou quaisquer amigos e familiares. Um suporte que lhes permita ter uma casa para viver e tempo, esse tempo precioso para procurar e esforçar-se por ter um trabalho no seu país. Não dá! Com o que pagam e como pagam não dá! Com a frase cada vez mais comum de "Se não queres o que não me faltam são currículos para escolher e quem queira este lugar" a circular, não dá! Às vezes apetece mesmo dar uns abanões a quem manda, está tudo a favor dos grandes, tudo, e dizer-lhes "Não dá!".
Respiro fundo uma e outra vez, lembro-me que sou (ou era) a optimista, a que acredita (ou acreditava) sempre no final feliz e continuo. Amanhã é outro dia até ao dia que disser "não dá!" e nesse dia saberei o que fazer para que finalmente dê... 

Sem comentários: